VIVENDO COM O LÚPUS

Além do uso das medicações e das visitas ao seu médico, há muitas coisas que você pode fazer para viver melhor com o diagnóstico do lúpus, incluindo melhora da qualidade de vida e do estado emocional.

Aqui você vai encontrar muitas dicas para ajudá-lo a lidar com a doença, incluindo exercícios, alimentação adequada e muito mais.

LÚPUS, EMOÇÕES E ESTRESSE

emocionesystress+copia.png

Como o lúpus eritematoso sistêmico (LES) pode afetar o funcionamento de alguns órgãos e sistemas no seu corpo, isso pode alterar o seu estado emocional. Aqui você encontrará as informações sobre o porquê isso acontece e o impacto que pode causar na sua vida. Dessa forma, você reconhecerá quais mudanças no seu estilo de vida podem ajudar a diminuir as chances da doença entrar em atividade. Além disso, também dispomos das respostas para as perguntas mais frequentes sobre o assunto.

LÚPUS E DOR

lupusystress+copia.png

Se você tiver lúpus, é importante que você conheça os diferentes tipos de dor e quais recursos podem ajudar a controlá-la. A seguir, encontrará informações sobre os diferentes tipos de dor, dicas para o seu diagnóstico e tratamento e respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto.

LÚPUS E FADIGA

fatiga+copia.png

Se você tem lúpus, encontrará informações sobre os diferentes tipos de dor, dicas para o seu diagnóstico e tratamento e respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto. Neste tópico você encontrará informações sobre as causas da fadiga, os fatores que provocam problemas no sono, dicas úteis e algumas das respostas para as perguntas mais comuns.

LÚPUS E EXERCÍCIO FÍSICO

icono15sport.png

Se você recebeu o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES) deve saber que, além do uso dos medicamentos, o seu estilo de vida pode fazer uma grande diferença para o controle a doença. Além de ser muito importante para a sua capacidade física, a prática de exercício físico regular é muito útil para melhora da sua qualidade de vida, fadiga e estado mental.

LÚPUS E NUTRIÇÃO

chef.png

Uma alimentação adequada é fundamental para ter uma boa qualidade de vida se você tiver lúpus. Neste tópico estão algumas recomendações sobre alimentação saudável e dicas de hábitos para reduzir o risco de outras doenças que podem ser frequentes em quem tem lúpus, como as complicações cardiovasculares.

LÚPUS, FAMÍLIA E AMIGOS

lupusyflia.png

Se você recebeu o diagnóstico de lúpus ou tiver um amigo ou familiar com a doença, já deve saber que o apoio das pessoas próximas é muito importante. você encontrará algumas dicas sobre como falar com familiares e amigos próximos sobre a doença e a forma como eles podem acompanhá-lo e auxiliar nesta fase.

LÚPUS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) também pode acometer crianças e adolescentes. Disponibilizamos aqui informações sobre como é a manifestação da doença nesta fase da vida e dicas para ajudar a criança ou o adolescente a cumprir o tratamento e para melhora da sua qualidade de vida.

O CUIDADO DAS PESSOAS COM LÚPUS

Recurso+1.png

É muito importante que todas as pessoas envolvidas no cuidado de alguém com lúpus conheçam a doença e os recursos disponíveis para o seu tratamento. A seguir, você encontrará informações sobre como ajudar de uma pessoa com lúpus, como cuidar de si mesmo ao cuidar de um paciente com lúpus, bem como dicas e respostas para as perguntas mais frequentes.

GRUPOS DE APOIO

gruposdeapoyo.png

Se você é um paciente com diagnóstico de lúpus, deve saber que para ter uma boa qualidade de vida é fundamental fazer uso corretamente das medicações, seguir as recomendações do seu médico e ter um estilo de vida saudável. No entanto, também pode ser útil participar de um grupo de apoio. Aqui, você encontrará informações sobre o que é um grupo de apoio, como criá-lo e os benefícios que oferece.

PARTICIPAÇÃO EM ESTUDOS DE PESQUISA

Os avanços no tratamento das doenças, incluindo o lúpus eritematoso sistêmico (LES), ocorrem graças às informações científicas reunidas sobre os tratamentos. Há um tipo de estudo onde são avaliadas a segurança e a eficácia dos medicamentos, conhecido como ensaio clínico. Veja a seguir o que são e quem pode participar. Além disso, você encontrará as respostas para as perguntas mais frequentes.